terça-feira, 4 de março de 2014

Hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Saiba a diferença...

Eu sou curiosa, mas curiosa no bom sentido. Sou muito boa em pesquisar (já descobri cada coisa, rsrs). Quando quero aprender algo eu vou até conseguir. E nessas minhas pesquisas sobre como cuidar do cabelo acabei descobrindo uma coisa que imagino que pouca gente sabe (eu não sabia). 

Existe uma grande diferença entre hidratar, nutrir e reconstruir os fios, e a gente acaba chamando tudo da mesma coisa: hidratação. Mas para conseguir o resultado desejado e ficar com o cabelo lindo é preciso saber do que ele precisa, caso contrário você vai gastar potes e mais potes de produtos e continuar insatisfeita.



Hidratação

Tem o objetivo de reter água sobre a cutícula do fio, melhorando a maleabilidade e flexibilidade. A perda da umidade da superfície do cabelo provoca a diminuição de coesão entre as cutículas, causando descamações e falta de brilho. As máscaras hidratantes servem para repor a água dos fios. Nós perdemos água pelo uso de secadores, tinturas, químicas, mas também por questões naturais, como vento, sol, chuva, enfim. Procure mascaras que contenham pantenol, a próvitamina B5, por exemplo.


Nutrição

Nutrição está ligada à reposição dos lipídios do fio. Essa camada natural tem como objetivo promover a lubrificação necessária para evitar a perda de componentes, entre eles a água. As mascaras de nutrição fazem uma reposição de lipídios, a nutrição tem mais ou menos essa função de repor óleo, isso não vai deixar seu cabelo oleoso, essa reposição lipídica fornece o que seu cabelo precisa. Mascaras a base de óleos são as indicadas.



Reconstrução

A reconstrução restabelece componentes substanciais presentes na superfície do fio. A principal é a queratina e seus derivados. Sem eles, as pontas ficam quebradiças e pode haver rompimento durante o simples ato de lavar ou pentear os cabelos. A reconstrução tem a função de repor as proteínas dos fios, repor de coisas que já são existentes em toda fibra capilar. Mascaras com queratina são indicadas, no entanto seu uso em casa pode ser perigoso. Se mal usada pode endurecer os fios causando a quebra, por isso, se seu cabelo necessita de reconstrução, procure um profissional capacitado.



Beijinho femininas

Nenhum comentário:

Postar um comentário