segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Cronograma Capilar

Olá femininas,

Pensei bem antes de escrever esse post para vocês. Na verdade queria mostrar o resultado e ai sim contar o que fiz. Mas como adoro compartilhar tudo com vocês, resolvi vir falar um pouco do método que tenho utilizado para cuidar dos fios e deixá-los ainda mais fortes e saudáveis para ter o loiro sempre lindo.

Cabelo atual


Cabelo atual


Muitas de vocês já devem ter ouvido falar sobre o cronograma capilar. Conheci esse método ano passado depois de ter passado por algumas experiências ruins tentando ficar loira. Como a Luciana (proprietária do salão e responsável pela cor atual do meu cabelo), disse que só tocaria no meu cabelo depois que ele estivesse forte o suficiente para aguentar a descoloração, eu pesquisei na internet algo que pudesse fazer em casa mesmo. Claro que realizei tratamentos profissionais, mas eu precisava fazer algo também. Foi aí que descobri o CRONOGRAMA CAPILAR.

Na época segui a risca e o resultado foi surpreendente. O cabelo, além de ficar super saudável, ainda cresceu bastante. Mas acabei não dando continuidade. E agora, pensando em algo para ajudar a crescer os fios e fortalece-los, acabei me lembrando desse método e voltei a fazer.

Adoro cuidar dos fios, e pra mim já se tornou um hábito.

Bom, indo direto ao ponto.

O que é cronograma capilar?
É basicamente um cronograma em que a cada semana você realizará tratamentos específicos de acordo com a necessidade do seu cabelo.

Quais são esses tratamentos?
Hidratação, nutrição e reconstrução.

O que é cada um deles?
Hidratação: Tem o objetivo de reter água sobre a cutícula do fio, melhorando a maleabilidade e flexibilidade. A perda da umidade da superfície do cabelo provoca a diminuição de coesão entre as cutículas, causando descamações e falta de brilho. As máscaras hidratantes servem para repor a água dos fios. Nós perdemos água pelo uso de secadores, tinturas, químicas, mas também por questões naturais, como vento, sol, chuva, enfim. Procure mascaras que contenham pantenol, a próvitamina B5, por exemplo.

Nutrição: Nutrição está ligada à reposição dos lipídios do fio. Essa camada natural tem como objetivo promover a lubrificação necessária para evitar a perda de componentes, entre eles a água. As mascaras de nutrição fazem uma reposição de lipídios, a nutrição tem mais ou menos essa função de repor óleo, isso não vai deixar seu cabelo oleoso, essa reposição lipídica fornece o que seu cabelo precisa. Mascaras a base de óleos são as indicadas.

Reconstrução: A reconstrução restabelece componentes substanciais presentes na superfície do fio. A principal é a queratina e seus derivados. Sem eles, as pontas ficam quebradiças e pode haver rompimento durante o simples ato de lavar ou pentear os cabelos. A reconstrução tem a função de repor as proteínas dos fios, repor de coisas que já são existentes em toda fibra capilar. Mascaras com queratina são indicadas, no entanto seu uso em casa pode ser perigoso. Se mal usada pode endurecer os fios causando a quebra, por isso, se seu cabelo necessita de reconstrução, procure um profissional capacitado.

COMO FUNCIONA?
O método consiste em fazer tratamentos específicos nos fios 3 vezes na semana. O cronograma oficial é o da imagem a seguir, no entanto cada pessoa pode montar seu próprio cronograma com algumas ressalvas.


Regras:
Nunca faça mais de 2 reconstruções no mês. O ideal é uma, no entanto se seu cabelo estiver muito danificado pode-se realizar 2.
A reconstrução sempre deve ser feita depois de uma hidratação, e nunca depois de uma nutrição.



COMO EU FAÇO...
Eu sigo o cronograma oficial. Todos os tratamentos, exceto a reconstrução, eu realizo em casa. Como uma vez ao mês eu vou ao salão fazer um tratamento mais intenso nos fios, eu deixo para fazer a reconstrução lá. Normalmente faço CPR da Senscience, mas das ultimas duas vezes fiz uma reconstrução bomba (segredinho da Luciana).



Já ouviram falar do cronograma capilar? Testaram?

Beijinhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário